ANIME KAWAII IS BACK
C-BOX!
LINK!


PLAYLIST!

EQUIPE!


Matemática e ciência para otakus


Boa nooooite, meus queridos!
Há algum tempo surgiu no chat do AK uma conversa sobre escola e o quanto ela é importante e insuportável ao mesmo tempo. Professores sem a mínima vontade de ensinar, alunos comendo meleca e seu boletim sangrando de tantas notas abaixo da média.
-Roxas, não me lembre dessas coisas

A questão é que hoje meu post será um pouco diferente. Talvez não seja útil pra aqueles que sempre entendem seu próprio caderno e anotações, mas pros que não entendem nada de matemática, física e química, podemos considerar que é a sua salvação.

Série Guia em Mangá
Da editora novatec, esta é uma série ilustrada de mangás feito em conjunto com pesquisadores de diversas universidades japonesas com diversos mangakás que não necessariamente entendem do tema. Com uma parceria desta, um super pesquisador e um artista cheia de ideias e dúvidas na cabeça, eles conseguiram condensar muitos dos conteúdo do ensino médio e primeiros semestres do ensino superior japonês (uma ênfase nesse japonês porque não é só porque é básico lá que vai ser de boas aqui).

Esse é o meu guia de cálculo, o que me salvou de reprovar a matéria pela 5ª vez
Como o intuito do mangá é fazer pessoas que não entendem nada de nada da matéria tenham uma luz pra saber o que diabos está acontecendo, pouquíssimas fórmulas são apresentadas durante o desenrolar das historinhas, apesar de cada capítulo ter no finalzinho a teoria melhor explicadinha. Mas de fato não é o foco explicar a fórmula, e sim mostrar como, onde e porque são utilizadas de uma forma que qualquer otaku consiga entender.

Como o mangá, obviamente, foi feito no Japão, o foco são os alunos que acabaram de sair do ensino médio de lá. Do ensino médio, eu só possuo o mangá de física e, mesmo este, se você depois de ler um capítulo do livro e for para seu livro didático mesmo, você consegue notar uma diferença de profundidade da matéria (basicamente, você vai entender tal fenômeno, mas sem a fórmula e questão do enem pra treinar).
-Então ele é inútil pra mim que quero fazer vestibular e fazer artes.....
Pelo contrário! Você consegue se garantir nas matérias de humanas como literatura, história, português... Mas o que vai fazer diferença na sua nota é o que você sabe de matemática, física e química!
E se você não sabe nada, sugiro não comprar o One Piece desta semana pra guardar dinheirinho. Primeiro você precisa entender a matéria, depois é só fazer provas anteriores e tá pronto!
Para estudar pro vestibular/ensino médio, eu recomendo os seguintes mangás:
Há de outras matérias que você pode conferir aqui, mas eu imagino que a profundidade do assunto vá muito além do nosso ensino médio. Porém, usando totalmente a desculpa de "estou indo pelo plot", nada melhor que o primeiro contato seja com uma linguagem que você conheça: mahou shoujo, romance, uma protagonista desastrada e seu parzinho romântico super dedicado a ajudá-la a superar as dificuldades deeeee.... Fíííísiiiicaa!!!
Yaaaaaaay

Eu mesma só comprei o de cálculo e física, mas pretendo comprar o de álgebra linear também. Nunca achei um livro bom que explique multiplicações de matrizes de um jeito fácil (e a arte parece bonitinha).

Bom! Segundo a página do facebook da editora, eles pretendem trazer mais mangás didáticos aqui pro Brasil. Aparentemente, o mangá de banco de dados foi super elogiado por aqui e muito professor daqui está adotando como leitura complementar esses mangás.

Porém, reforço, eles foram feitos para pessoas que não entendem nada da matéria e não substituem o livro didático cheio de fórmula feia e piadinhas de tiozão gordo de pochete.

Até o próximo post, minha gente!

Marcadores: , , , , , , , , , , , ,


POSTADO POR Anime Kawaii 22 de maio de 2015, 21:39 /// 1 COMENTÁRIOS
OKAERI!


Olá otacos e otacas do mundo da internet! Esse é o Anime Kawaii, um blog que fala sobre cultura oriental de um modo divertido e original! Fique a vontade para ler as nossas entrevistas fã ou dar uma checada nas nossas páginas!

DATA DE CRIAÇÃO: 9/01/2010 TEMA ATUAL: WELCOME BACK AK! HOSPEDAGEM: BLOGGER EQUIPE: NATH,ROXAS E DAISU ADMINISTRAÇÃO: Vick
PARCEIROS!



QUER SER NOSSO PARCEIRO ? CLIQUE AQUI E LEIA AS REGRAS!!
CURTE AÍ ?

MASCOTE!

NOME: PEDRO MARTINEZ DATA DE NASCIMENTO: ??? MASCOTE DESDE:11/2011 PADRINHO: ROXAS
PARA SABER MAIS SOBRE O PEDRO CLIQUE AQUI!
AK CAST!

COPYRIGHT!

Anime Kawaii © 2010-2015 é um blog sem fins lucrativos e totalmente idealizado e criado pela sua administradora.